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Marketing Digital: aliado no combate à crise causada pelo Coronavírus


O Coronavírus (COVID-19), é um dos assuntos mais falados do momento. O vírus que já existe há muitas décadas (desde meados de 1960), mas nos últimos meses sofreu mutação e já se espalhou pelo mundo inteiro. Como medida de prevenção, foi adotado por muitas pessoas o isolamento social. Como consequência disso, muitos negócios se vêem em uma encruzilhada. Mas não se desespere: há um caminho promissor no Marketing Digital!

Coronavírus — COVID-19 

O Novo Coronavírus está desde dezembro de 2019 infectando pessoas mundo afora. Por mais que tenha se passado pouco tempo desde o surgimento do Covid-19, muita coisa aconteceu. Até o dia 28 de março – data do última balanço oficial, até a publicação deste texto -, O Ministério da Saúde divulgou que já são 3.904 casos do novo Coronavírus, com 114 óbitos confirmados no Brasil. São Paulo é o Estado onde concentra o maior número de casos, 1.406 casos confirmados e 84 óbitos, em seguida Rio de Janeiro com 558 casos confirmados e 13 óbitos.

No balanço anterior, da sexta-feira (27), o Brasil tinha 92 óbitos e 3.417 casos confirmados. Em apenas um único dia o balanço acrescentou 22 falecimentos e 487 casos.

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O momento atual, ainda tão inconstante, pede um cuidado especial. A prevenção é a melhor forma de desacelerar o contágio. Os casos crescem diariamente e o melhor meio de reduzir esse crescimento e evitar o colapso do sistema de saúde, é buscar um isolamento social. Isso porque, a infecção é silenciosa nos primeiros dias, as pessoas podem já ter contraído o vírus sem saber, o que facilitaria a transmissão para muitas outras pelo contato próximo.

Devido a isso, grandes eventos que causam aglomerações de pessoas como shows, partidas de futebol, escolas e faculdades, tiveram suas atividades adiadas por tempo indeterminado. Muitas empresas para tentar evitar a possibilidade de transmissão, optaram adotar o home-office como forma de trabalho. 

O impacto do Isolamento Social 

Esse tipo de comportamento com certeza causaria mudanças no Mercado Mundial, afinal, as pessoas foram obrigadas a mudar sua rotina diária, repentinamente.

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A internet se tornou um dos meios mais efetivos para manter contato com amigos e familiares. Além disso, como muitas empresas estão adotando o método de trabalho em casa, estar conectado tornou-se crucial para que as equipes desempenhem suas funções. A Anatel chegou até a recomendar a provedores que aumentassem a capacidade fornecida aos usuários, por causa do vírus.

Mudanças que podem se tornar Oportunidades no Marketing Digital 

O que mais precisamos no momento é parar de olhar somente para o agora e nos concentrar em medidas preventivas, que nos ofereçam mais segurança para começarmos a mudar nosso presente e futuro.

Por isso, se você possui um negócio, seja ele digital ou não, precisa começar a agir mais no Marketing Digital, não só em relação ao COVID-19, mas a qualquer outra eventualidade ou mesmo para simplesmente oferecer uma boa experiência ao seu público.

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Se você não possui nenhuma mídia Social, este é o momento de criar. A busca por canais digitais aumentou, consequentemente a produção de conteúdo também. Até mesmo quem não estava em algum canal específico está mais propício a criar um novo perfil, seja para se conectar com amigos, familiares, acompanhar famosos ou mesmo passar tempo, com um novo entretenimento digital. O Marketing Digital está em alta em todas as mídias. Este é o momento para novos usuários se relacionarem com sua empresa.

Podemos acompanhar a evolução da busca por canais digitais (Gmail e outras redes sociais) em janeiro de 2020 e a crescente acentuada nos últimos dias.

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Ainda não superamos o período que abrange natal e ano novo, um intervalo em que as pessoas também se conectam e aderem aos meios digitais para conferir e propagar mensagens. Porém, com a evolução demonstrada no gráfico, talvez em poucas semanas ou dias, chegaremos a um número ainda maior de busca por estes meios digitais.

Marketing Digital e a oportunidade de contribuir com o seu público-alvo

Algumas empresas estão bastante atentas às oportunidades de oferecer benefícios ao público durante o período em que as pessoas estão mais em casa.

O Magazine Luiza começou a oferecer frete grátis para itens que ajudam na prevenção do Coronavírus, o Google liberou recursos premium do Hangouts Meet, o Mlabs 30 dias de agendamento gratuitos. A Sky abriu o sinal de mais de 90 canais para seus clientes terem acesso à informação e conteúdo durante o período de Quarentena. São diversos conteúdos de notícias, esportes, infantis, filmes e séries disponíveis pela TV, site e app SKY. Globo Play, o serviço de streaming da Globo, liberou por um mês, mais de 30 títulos para quem não é assinante, entre outras ações de grandes empresas.

Há quem veja como “oportunismo”, mas isso é o Marketinf Digital. Muitas companhias estão, de fato, cooperando com as pessoas e ajudar neste momento de crise pode sim trazer um resultado muito positivo para as marcas, já que as pessoas tendem a se conectar ainda mais com empresas que tiveram boas experiências.

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Pense no que você pode fazer pelo seu público-alvo e  principalmente, tenha empatia pelas pessoas.

Atualize sua empresa no Google Meu Negócio

Quem tem uma conta ativa no Google Meu Negócio pode fazer algumas atualizações para deixar o público informado sobre o que mudou na sua operação depois do Coronavírus.

É possível informar aos clientes caso você tenha feito alterações nas suas operações diárias. Inclusive, uma das mudanças sugeridas é indicar se o seu horário de funcionamento foi alterado, existe um campo específico para fazer esta alteração.

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Lembre-se de que você também pode fazer publicações na ferramenta para deixar seus clientes e público em geral bem informados, com a possibilidade de adicionar um botão com a chamada para a ação necessária neste momento.

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Revise sua estratégia de marketing 

Os Gestores de marketing geralmente reclamam que não possuem tempo para atualizar seus sites devido à sobrecarga de trabalho. Bem, este é exatamente o momento de revisitar o site corporativo e garantir que sua empresa seja bem apresentada. Esse também é o momento de redefinir as metas das suas campanhas de marketing digital e analisar detalhadamente o desempenho de campanhas anteriores. Esta é uma ótima oportunidade para ajustar os seguintes recursos de visibilidade e estratégia de promoção da sua empresa:

  • Conteúdo do site – Garantindo que ele contenha conteúdos relevantes para este momento;
  • SEO – Verificando as classificações orgânicas de pesquisa do site atual e otimizando os mecanismos de pesquisa para melhorar a qualidade e a quantidade do seu tráfego;
  • Marketing de conteúdo – use esta oportunidade para gerar idéias para novas postagens no blog e mídias sociais;
  • Materiais de marketing – Preparando apresentações  e outros materiais;
  • Engajamento nas mídias sociais – Analisando estrategicamente como você pode melhorar o engajamento nas mídias sociais;
  • Vídeo – Com o aumento do tráfego nas Plataformas digitais, a produção de vídeo sobre conteúdos relevantes, pode ser muito positivo para a sua empresa;

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A Importância de um Sistema de Gestão 

Em tempos de isolamento social, o trabalho remoto se tornou não somente uma opção, mas a única forma de continuar produzindo. Diante dos acontecimentos e o formato de trabalho home office que muitas empresas precisaram adotar nas últimas semanas, ter um Sistema de Gestão eficaz torna-se algo muito importante.

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Planilhas do Excel podem até ser úteis, mas atualmente na maioria dos casos, elas não  substituem os sistemas de gestão. A falta de um Sistema de Gestão, principalmente neste período de trabalho remoto, pode fazer com que o Gestor não consiga analisar todas as demandas, consequentemente, reduzindo a produtividade dos colaboradores, que passam mais tempo preenchendo planilhas de forma manual, do que efetivamente executando novas tarefas. 

Um sistema de gestão auxilia na redução de custos, aumento de lucros direta ou indiretamente, seja por aumentar o controle sobre estoque e financeiro, melhorar a gestão, relacionamento com a equipe e o cliente ou integrar todos os departamentos da empresa.

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Se o seu objetivo é melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, reduzir custos, aumentar os lucros, adotar um Sistema de Gestão para automatizar os processos da sua empresa, é com certeza uma Ótima Opção.

Para superar este momento mantendo o mesmo padrão de qualidade nas consultorias de marketing digital realizadas pela Academia Digital, desenvolvemos um sistema para melhorar os processos internos neste período de trabalho em Home Office. Graças a esta ferramenta, nossos colaboradores têm conseguido conquistar os mesmos resultados que apresentavámos quando nossa equipe atuava presencialmente na empresa.

Tendo em vista os bons resultados que estamos atingindo com esta ferramenta, e o momento de adaptação que todos estão passando, decidimos disponibilizar GRATUITAMENTE o SOFTWARE HOME OFFICE para sua empresa, durante 30 dias ou até quando durar a pandemia! 

Acreditamos e torcemos que a crise terminará em breve, mas independente de quanto tempo possa demorar, manter sua empresa organizada e sua equipe integrada, além de fortalecer seu Marketing Digital, reduzirá seus riscos e contribuirá para superar esta crise mais rápido.

Se você tem interesse em conhecer o SOFTWARE HOME OFFICE, que vem ajudando a Academia Digital organizar todo trabalho da equipe, basta enviar um e-mail para [email protected] , que retornamos com todas as informações necessárias para começarem a utilizar o Sistema.

 

Esperamos que você, sua família, colaboradores e clientes estejam seguros quanto ao Coronavírus. Para continuar informado sobre medidas de saúde, acompanhe os boletins da OMS e previna-se.

Ainda possui dúvidas sobre como o Marketing Digital pode ser um grande aliado ao combate à crise causada pelo Coronavírus ou gostaria de mais informações sobre nosso Sistema? Deixe nos comentários abaixo.

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