Planejamento Estratégico em Marketing Digital: o que é e como fazer?

Planejamento Estratégico em Marketing Digital: o que é e como fazer?

  • Home
  • Sem categoria
  • Planejamento Estratégico em Marketing Digital: o que é e como fazer?
O-Planejamento-Estrategico-em-Marketing-Digital

Tem-se escutado bastante sobre o tema, mas poucas pessoas sabem realmente desenvolver um bom planejamento estratégico em marketing digital.

Quando o assunto é marketing digital, observamos muitas empresas que pensam que estão dominando o assunto só por estarem inseridas nas redes sociais, mas não é bem assim.

O planejamento estratégico em marketing digital é fundamental para você conseguir atingir metas de curto a longo prazo para o seu negócio.

Existem muitas marcas que não sabem qual é o seu público-alvo. Dessa forma, divulgam conteúdo de forma aleatória ou então, rodam campanhas apenas pensando em vendas. Se você está pegando esse caminho, pare imediatamente. Afinal, é necessário um planejamento estratégico em marketing digital para o sucesso do seu negócio.

Contudo, se você não entende nada sobre este assunto, hoje preparamos um material com um conteúdo bem bacana para te ajudar a criar um planejamento estratégico em marketing digital.

Boa leitura!

 

Planejamento-Estratégico- em-Marketing-Digital

 

Por que eu preciso de um planejamento estratégico em marketing digital?

O planejamento estratégico é o que vai direcionar e organizar os métodos ideais de marketing digital para alavancar a sua empresa. Sem ele, as ações executadas no on-line são isoladas e, consequentemente, ineficazes.

Primeiramente, um bom planejamento começa com a definição clara do seu objetivo. Entenda onde o seu negócio está no momento e estabeleça aonde quer chegar. Além disso, analise a real situação da presença digital da marca, qual é a performance das mídias sociais, o que a marca já fez. Por fim, não esqueça de analisar o mercado de atuação e os principais concorrentes.

Essa observação inicial é mais profunda, pois não exige apenas uma análise digital, mas também da essência do produto e do serviço da empresa.

Fazer uma avaliação SWOT ajuda muito a compreender quais são as verdadeiras forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do seu negócio. Será em cima disso que você vai trabalhar o seu planejamento estratégico de marketing digital.

Depois dessa avaliação, comece a direcionar as estratégias que serão aplicadas no planejamento de marketing digital da empresa. Se pergunte o que realmente você quer neste momento. Quanto mais objetivo e com embasamento teórico estiver seu material, mais fácil será de colocar em prática as ações necessárias.

 

A-importância-do-Planejamento-Estratégico- em-Marketing-Digital
A-importância-de-se-planejar

 

Aprenda a fazer um bom planejamento

Existem algumas etapas que guiam um bom planejamento estratégico. Vamos apresentar cada uma delas para que você comece a colocar em prática.

1. Levantamento de ações

Realize um levantamento de tudo o que a sua empresa fez no último ano. Em suma, busque quais foram os investimentos, se utilizou alguma estratégia, o que teve de retorno em cada ação e analise os resultados.

Se você não avaliar o que acertou e errou no passado, como vai melhorar algo no presente para ter um futuro próspero?!

2. Analise o mercado

Como é que está o mercado do segmento da empresa? E o mercado nacional e internacional? O que as pessoas estão consumindo no momento? Quem está consumindo seu produto? Essas são as perguntas que devem embasar a pesquisa de mercado do seu negócio.

É nesse momento também que entra a análise de persona, quais são seus arquétipos e a definição do público-alvo. Afinal, ao compreender mais sobre isso, será possível desenhar as estratégias para saber em quais plataformas estão seus possíveis clientes.

Além disso, entenderá quais conteúdos são relevantes para eles, qual etapa do funil de compra cada um está, como se comportam durante a jornada do consumidor e muito mais!

Lembre-se que os pontos fortes e fracos são os fatores internos da empresa e as ameaças e oportunidades são externas. Dessa forma, você conseguirá compreender seus concorrentes e identificar as melhores práticas do mercado.

 

Conheça-o-Planejamento-Estratégico- em-Marketing-Digital
Conheça-os-benefícios-do-Marketing-Digital

 

3. Definir objetivos

Existe um método chamado SMART que é muito importante e pode te ajudar nesta etapa.

Em resumo, SMART é uma sigla em inglês que tem como critério auxiliar a condução de metas e objetivos em uma empresa que sejam: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Assim, você pode detalhar como os seus objetivos serão construídos para que realmente possam trazer resultados no final.

Entenda melhor:

  • Específicos – Números e prazos reais: quem, o quê, como, onde e por quê?
  • Mensurável – Como será executada a ação?
  • Alcançável – A meta é essa e existem esses caminhos para alcançar.
  • Relevante – Há recursos para realizar essa ação?
  • Temporal – Em quanto tempo será possível atingir esse objetivo?

Com essa técnica será possível medir cada etapa da meta e, por fim, analisar os dados para entender o que foi positivo e o que foi negativo durante a jornada.

4. Hora de montar a estratégia

Chegou o momento de formalizar o seu planejamento estratégico de marketing digital e montar o plano de ação. Agora é preciso botar no papel quais ativos podem ser utilizados para fazer com que a estratégia funcione.

Como ferramenta, você pode usar um bom site profissional, redes sociais, estratégias de e-mail marketing, blog, vídeos, depoimentos, estratégias de SEO, influenciadores digitais, mídia paga e muitos outros instrumentos.

Também será preciso colocar no papel o que será feito nas redes. Se por exemplo, você vai investir no lançamento de um produto ou em links patrocinados, entendeu?

Depois, é preciso direcionar tarefas para saber quem ficará responsável por cada etapa. Feito isso, avalie o quanto você tem para gastar com cada estratégia que pode ser desde o investimento em anúncios até a contratação de equipe.

Para finalizar, coloque o resultado projetado que pretende alcançar. Como, por exemplo, 100 vendas do novo produto, 1000 contratos novos para o seu curso ou outra meta.

O principal desta etapa é ter tudo muito bem definido e esclarecido para que todos compreendam e entreguem o máximo do exigido de sua função.

 

Saiba-tudo-sobre-Planejamento-Estratégico- em-Marketing-Digital
Saiba-tudo-sobre-Planejamento

 

A Academia Digital pode te ajudar

O planejamento estratégico de marketing digital vai te auxiliar para que os seus objetivos estejam em sincronia com os da empresa.

Ele vai firmar conceitos e ideias, ajudará a manter a equipe focada, pois terá objetivos definidos e tarefas a serem executadas.

Além disso, irá auxiliar o departamento financeiro a focar nas vendas e aumentar os lucros.

Gostou do conteúdo do artigo de hoje? Esperamos ter conseguido te ajudar a compreender mais sobre esta poderosa ferramenta que é o planejamento.

Mas se após ter lido o artigo de hoje você percebeu que precisa de uma ajuda para montar o seu planejamento estratégico em marketing digital, entre em contato com a Academia Digital.

Nós temos uma equipe completa, com anos de experiência na área e que vai entregar o melhor resultado para a sua empresa decolar.